domingo, 3 de maio de 2009

Com quantos fios de lã se faz um ninho

Mais um mês e mais uma visita pela Serra do Barroso, que este mês incluiu a monitorização do efectivo reprodutor desta espécie, durante a qual foram confirmados alguns casais reprodutores (que se encontravam a incubar).

Depois de se ouvir um breve chamamento no ar (do macho de um dos casais reprodutores), a fêmea deixou o ninho e o abrigo para se juntar ao seu parceiro a cerca de 500 metros do local de nidificação no alto de um afloramento rochoso, imediatamente após uma troca de “mimos” o macho regurgitou para que a fêmea se pudesse alimentar, tendo em conta que a descendência estava á espera e não podiam arrefecer, este ritual foi breve demorando apenas 12 minutos.

Contudo, o objectivo deste “post” não é falar sobre a reprodução ou rituais reprodutivos da Gralha-de-bico-vermelho, mas sim, para relembrar a importância do pastoreio e toda a sua gestão associada (incluindo as queimadas), na conservação do habitat da Gralhas-de-bico-vermelho, e em particular as zonas de alimentação. Esta importância até é reflectida no material de construção dos seus ninhos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros:

Agradecemos divulgação desta petição:

http://www.peticao.com.pt/sitio-sico-alvaiazere

Cumps.
Os Peticionários