terça-feira, 30 de setembro de 2008

K 2156: O Contacto!

Após ser anilhada em 15 de Março de 2006, e a mais de 2 anos da sua marcação, a Gralha-de-bico-vermelho com a anilha metálica K 2156, foi finalmente observada a mais de 60 km do seu local de captura e a escassas centenas de metros de Espanha. A sua identificação à distância foi possível após a observação da anilha de cor verde na pata esquerda.


Esta ave, à data da sua marcação terá ainda transportado um rádio-transmissor tipo “mochila” que permitiu o seu seguimento dentro dos limites do PNAlvão durante 6 meses. Após este período deixou de ser observada, embora se julgue que tenha mantido ainda por algum tempo o transmissor; esta observação permitiu ainda confirmar a ausência da “mochila” que de certo modo a equipa de rádio-seguimento já esperava. Esta observação reveste-se ainda de elevada importância para o estudo comportamental e social da espécie, uma vez que não se encontram referências sobre eventuais deslocações de Gralhas-de-bico-vermelho para Portugal a partir dos núcleos conhecidos.

2 comentários:

a.rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
a.rodrigues disse...

Foram avistados, no dia 20 de Setembro de 2008, cinco gralhas de bico-vermelho (quatro aduldos e um jovenil), em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional.
A observação foi efectuda no decurso de um passeio à Calçada de Alpajares na freguesia de Poiares, concelho de Freixo de Espada à Cinta.